domingo, 28 de agosto de 2011

O mundo é um lugar misterioso, mas muitos fatos curiosos estão bem diante de nós. Aqui estão 5 fatos geográficos bem curiosos.

1 - Bangkok
Krung thep maha nakorn amorn ratana kosin¬mahintar ayutthay amaha dilok phop noppa ratrajathani burirom udom rajaniwes-mahasat harn amorn phimarn avatarn sathit sakkattiya visanukamprasit à noite
O segundo maior nome geográfico do mundo é "Taumatawhakatangihangak oauauotamateaturipukaka pikimaungahoronukupokaiwhe nua kitanatahu" (85 letras), uma colina na Nova Zelândia. É uma frase em maori que significa "lugar onde Tamatea, o homem de joelhos grandes, que escorregou, escalou e engoliu montanhas, conhecido como comedor de terras, tocou sua flauta para sua amada".
Embora o Guinness ainda o conte como o maior nome, a colina recentemente perdeu o posto para o nome poético da cidade de Bangcoc, Tailandia, chamada "Krung thep maha nakorn amorn ratana kosin¬mahintar ayutthay amaha dilok phop noppa ratrajathani burirom udom rajaniwes-mahasat harn amorn phimarn avatarn sathit sakkattiya visanukamprasit", de 163 letras.

2 - Lesoto localizado no meio da África do Sul

Lesoto, a Cidade do Vaticano e San Marino são os únicos países completamente cercados por outro país. Lesoto é cercado pela África do Sul, e a Cidade do Vaticano e San Marino são completamente cercados pela Itália







3 - Å
O lugar com menor nome é Å, localizado na fronteira entre dois países: Suécia e Noruega. Å significa "rio" no idioma local.






4 - Vaticano
Todo o país da Cidade do Vaticano visto de cima.A Cidade do Vaticano é o menor país do mundo, com apenas 0,5 quilômetros quadrados. Menor que uma cidade de porte médio. O maior país é a Rússia







5-kola
O buraco mais fundo já cavado pelo homem está localizado em Kola, na Rússia, com 12.261 metros de profundidade. A cratera foi perfurada para pesquisas cientificas e rendeu algumas descobertas inesperadas, como um grande depósito de hidrogênio, tão intenso que a lama vinda dele fervia.


By: Estefane Santos;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário