Oriente Médio
Muito conhecido pela área geográfica das partes leste e sul do mar mediterrâneo e clima político muito tenso, além das fortes desigualdades sociais, a região apresenta problemas nas uniões tribais e étnicas, fragilidade nas estruturas de governo e, na centralização da vida islâmica da vida política.
No Oriente Médio encontra-se a maior riqueza mineral, o petróleo. Os principais lençóis petrolíferos estão localizados na Ásia, mas não sendo países industriais não apresentam demanda para a utilização de toda essa matéria prima. Como exportadores desse produto tão essencial para o desenvolvimento e equilíbrio econômico mundial, os países do Oriente Médio sentem as pressões das companhias estrangeiras cada vez mais interessadas no controle da exploração dessa fonte de energia (60% das reservas mundiais).
Para unificar a política petrolífera dos países membros foi criada a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) que centraliza a administração das atividades, bem como o controle de preços e do volume de produção. O Oriente Médio permanece uma das áreas mais instáveis do mundo.
A Posiçao Geografica
O Oriente Médio é banhado ao norte pelos mares Negro e Cáspio; ao sul pelo mar Arábico, formado pelo oceano Indico; e a oeste pelos mares Vermelho e Mediterrâneo. Os acidentes litorâneos mais importantes da região são as penínsulas Arábica e da Ásia Menor ou da Anatólia.
A península Arábica é banhada a leste pelo golfo Pérsico e a oeste pelo mar Vermelho, que se interliga ao Mediterrâneo pelo canal de Suez, na península do Sinai, em território egípcio. Já a península da Ásia Menor corresponde à porção asiática da Turquia, banhada pelos mares Negro, de Mármara, Egeu e Mediterrâneo, interligados pelos estreitos de Bósforo e de Dardanelos.
Com uma área territorial de aproximadamente 6,6 milhões de km2, o Oriente Médio abrange 15% da área continental. A região abriga 16 países independentes, sendo bastante fragmentada politicamente. Para se ter idéia do que isso representa, os cinco maiores países da região - Arábia Saudita, Irã, Turquia, Afeganistão e Iraque, ocupam, em conjunto, cerca de 84,5% do território regional, e os onze demais países apenas 15,5%.
As pequenas nações localizadas no golfo Pérsico - Kuwait, Bahrain, Catar e Emirados Árabes Unidos - possuem, ao todo, uma área. de 113.584 km2, pouco menor que o estado de Pernambuco, e os países situados no Mediterrâneo - Israel, Líbano, Síria e Jordânia, têm 314.000 km2 de área, equivalente à do estado do Maranhão.
O RELEVO E A HIDROGRAFIA
O relevo do Oriente Médio é formado predominantemente por planaltos, limitados por importantes conjuntos montanhosos. Entre os planaltos, destacam-se o da Anatólia, na Turquia, o do Irã e o da Arábia. Entre os conjuntos montanhosos mais importantes sobressaem, pela altitude:
· os montes Taurus e o Pontico, que circundam o planalto da Anatólia e, ao se unirem, dão origem ao maciço da Armênia, onde se localiza o pico culminante da Turquia, o monte Ararat (5.137 m);
. os montes Zagros e os montes Elburz, que cercam o planalto do Irã. Os primeiros estendem-se por mais de 1.800 km ao longo do golfo Pérsico e suas altitudes superam a casa dos 4.000 m. Nos montes Elburz, na fronteira norte do Irã, identificamos a presença de vulcões, como o Damavand (5.671 m) a 80 km de Teerã, a capital do país;
· o Hijaz e os montes Iêmen, no mar Vermelho, na península Arábica. Nos montes Iêmen situam-se os picos mais elevados da península, como o Jabal Hadur (3 760 m).
Já as planícies do Oriente Médio restringem-se às áreas litorâneas, espremidas entre o litoral e os conjuntos montanhosos. No interior, destaca-se apenas a planície da Mesopotâmia, que se estende da Síria ao golfo Pérsico. Essa histórica planície, em sua maior parte localizada no Iraque, situa-se entre os dois mais importantes rios da região, o Eufrates (2.760 km) e o Tigre (1.950 km). Ambos nascem em terras da Turquia e desembocam no golfo Pérsico pelo Chat-el-Arab, canal formado pela confluência dos dois rios.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO
A paisagem climática e botânica do Oriente Médio é desoladora, pois cerca de 90% de seu território é dominado por climas do tipo árido e semi-árido. Para se ter idéia da hostilidade natural da região, basta lembrar que os desertos ocupam cerca de 70% do território do Irã e do Afeganistão e 90% do da Arábia Saudita.
O quadro vegetal é caracterizado pelo domínio das espécies xerófilas (que vivem em lugares secos) nas áreas áridas e das estepes nas áreas semi-áridas, como a Turquia e a planície da Mesopotâmia.
Nas áreas desérticas, as adversidades do meio natural não são marcadas somente pela escassez de chuvas, mas também pelas variações diárias de temperatura, que chegam a oscilar de 50°C durante o dia a 0°C à noite. As concentrações populacionais estabeleceram-se basicamente nos raros oásis (pontos de contato do lençol freático ou águas subterrâneas com a superfície). São exemplos clássicos a cidade de Damasco, na Síria, e a de Riad, na Arábia Saudita.
Os domínios de climas úmidos restringem-se às áreas litorâneas, destacando-se, a oeste, a ocorrência de clima e vegetação tipicamente mediterrâneos.
O QUADRO HUMANO
A população do Oriente Médio é superior a 210 milhões de habitantes, sendo os países mais populosos o Irã e a Turquia, que juntos abrigam cerca de 112 milhões de indivíduos, ou seja, mais da metade da população regional.
Há vários países com uma pequena população, como as nações localizadas junto ao golfo Pérsico - Catar, Bahrain, Emirados Árabes Unidos e Kuwait, que, reunidas, possuem população inferior a 5 milhões de habitantes, ou seja, menos de um terço da população da Grande São Paulo.
Os grupos étnicos mais numerosos da região são os árabes (40%), concentrados, principalmente, na Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã e Síria; os turcos, encontrados basicamente na Turquia e no Chipre; e os iranianos ou persas, no Irã.
A estrutura etária é caracterizada pela extrema juventude da população, pois cerca de 40% dos habitantes têm entre 0 e 14 anos de idade. Essa juventude é reflexo da alta natalidade, que oscila em torno de 4%, e da baixa esperança de vida, que é de aproximadamente 60 anos na maioria dos países. O crescimento vegetativo supera, em muitas nações, a casa dos 3% ao ano.
A religião dominante é a muçulmana, islâmica ou maometana, adotada por mais de 70% da população regional. Essa religião constitui a grande força de unidade entre os povos, particularmente no mundo árabe e iraniano. Há também no Oriente Médio grande número de cristãos, como na Turquia e no Líbano, e de judeus, concentrados em Israel.
By:Estefane Santos .
Nenhum comentário:
Postar um comentário